domingo, 14 de fevereiro de 2010

Atividades para o 9° ano - Primeira Guerra Mundial

Atividade 1:

Leia o texto abaixo e responda as questões 1 e 2.

A Primeira Guerra Mundial é considerada por muitos historiadores como um marco no início do século XX. Foi a partir da Guerra que novas correlações de forças estabeleceram-se no mundo, marcando o declínio da Europa e a ascensão dos EUA à condição de principal potência Mundial.

O período anterior à Guerra foi caracterizado por uma grande disputa política e por intensa corrida armamentista. As grandes potências imperialistas européias se envolviam em conflitos pelo controle das matérias-primas e dos mercados mundiais, principalmente sobre territórios Afro-asiáticos. O neocolonialismo, também denominado como “a partilha afro-asiática” foi um processo desigual, que implicou no predomínio de ingleses e franceses sobre as novas áreas conquistadas.

O nacionalismo, que havia se fortalecido ao longo do século XIX, foi um dos fatores utilizados pelas nações européias junto as suas populações, aguçando o sentimento de superioridade. Os principais movimentos nacionalistas que se desenvolveram na Europa no início do século XX e que estão relacionados a I Guerra Mundial foram o pan-eslavismo, o pangermanismo e o revanchismo francês.

1) Cite e explique uma das causas da Primeira Grande Guerra.


2) Aponte as alianças rivais do conflito e uma das conseqüências dessa Guerra.

Atividade 2:

Assista o vídeo sobre a primeira guerra mundial clicando no link abaixo, e deixe o seu comentário.
http://www.youtube.com/watch?v=O1UUAFHbf7c

6 comentários:

  1. Em 28 de Junho de 1914 o Arquiduque Francisco Ferdinando, sobrinho do Imperador Francisco José e herdeiro do trono Austro-Húngaro e sua esposa Sofia, duquesa de Hohenburg, foram assassinados em Sarajevo, então parte do Império Austro-Húngaro. A conspiração envolveu Gavrilo Princip, um estudante sérvio que fazia parte de um grupo de quinze assaltantes que formavam o grupo Bósnia Jovem, que atuava em conjunto com o grupo ultra-nacionalista Mão Negra.

    Após o assassinato, o governo Austro-Húngaro apoiado por seus aliados alemães enviou, em 23 de Julho, um ultimato contendo várias requisições, dentre as quais que o governo sérvio seria o responsabilizado pelo atentado e que agentes austríacos fariam parte das investigações. Esta última requisição acabou sendo negada pela Sérvia, já que constituía na opinião do Estado uma afronta a sua soberania.
    essas foii as duas q acheii!

    ResponderExcluir
  2. 2º questão é tríplice da aliança e tríplice entente são Melhor resposta - Escolhida por votação
    Consequências?
    Hummm... Não sei se houve consequências. Além das mortes trágicas e todo o terror, as nações tiraram um aprendizado: Nunca se alie a quem você não conhece.
    O Eixo colocou o carro na frente dos bois e perdeu a chance de dominar o mundo. Hitler, quebrou o pacto com Stalin e se deu mal na invasão. Já tinha o seu exército bem enfraquecido na França e boa parte na Polônia.

    ResponderExcluir
  3. à Guerra foi caracterizado por uma grande disputa política e por intensa corrida armamentista. As grandes potências imperialistas européias se envolviam em conflitos pelo controle das matérias-primas e dos mercados mundiais, principalmente sobre territórios Afro-asiáticos.

    ResponderExcluir
  4. Umas das causas da primeira querra mundial foi o assassinato de francisco ferdinando o herdeiro do trono austro-hugaro.apos o assassinto de franciso fredinando o governo autro-hugaro apoiado por seus aliados alemaes enviou em 23 de julho um ultimo contendo varias requisiçoes dentre as quais que o governo servio seria responsabilizados pelo o atentado..... isso e a causa da primeira querra mundial..

    ResponderExcluir
  5. à Guerra foi caracterizado por uma grande disputa política e por intensa corrida armamentista. As grandes potências européias se envolviam em conflitos pelo controle das matérias-primas e dos mercados mundiais, principalmente sobre territórios Afro-asiáticos.

    ResponderExcluir
  6. uaai tem a corrida armamentista , aa corrida naval entre Inglaterra e Alemanha foi intensificada em 1906 pelo surgimento do HMS Dreadnought, revolucionário navio de guerra. Uma evidente corrida armamentista na construção de navios desdobrava-se entre as duas nações. O historiador Paul Kennedy argumenta que ambas as nações acreditavam nas teorias de Alfred Thayer Mahan, de que o controle do mar era vital a uma nação.

    ResponderExcluir