segunda-feira, 7 de maio de 2012

DESAFIOS P 9°!!

EXERCÍCIOS DE EUROPA

01. É um pequeno país alpino no topo dos Pirineus, entre França e Espanha. A agricultura e o turismo são as atividades mais importantes. Os principais cultivos são de tabaco e batatas e a atividade pecuária concentra-se na criação de ovinos e bovinos. O fornecimento de hidreletricidade a regiões vizinhas, bem como a venda de selos e artigos isentos de impostos, é importante fonte de renda. Identifique o país de que se fala.
a) Estado do Vaticano
b) Andorra
c) Escócia
d) Áustria
e) Bulgária
02. Diferencia-se dos demais países nórdicos da Europa por possuir os climas menos rigorosos, por apresentar as melhores condições naturais para a agricultura e também por possuir um relevo predominantemente plano e baixo. Esse país é:
a) Suécia.
b) Finlândia.
c) Noruega.
a) Islândia.
e) Dinamarca.
03. Separada do restante da Europa pelos Pirineus, a agricultura é a base de sua economia, embora um de seus países tenha importante setor industrial. É a península:
a) ltálica.
b) Balcânica.
c) Escandinava.
d) Arábica.
e) Ibérica.
04. País peninsular da Europa. Velha potência colonial que não conseguiu uma atividade industrial de destaque ao longo de sua história. Atualmente enfrenta problemas de decréscimo demográfico e carência de fontes de energia. Suas atividades econômicas são predominantemente rurais com destaque da produção vinícola, tendo na pesca e no turismo duas outras grandes fontes de renda. Trata-se de:
a) Itália
b) Portugal
c) Iugoslávia
c) França
e) Turquia
05. Este país liderou a criação da Comunidade Econômica Européia, é muito rico em recursos naturais e, devido à sua posição geográfica, possui características continentais e oceânicas. Identifique-o.
a) Espanha
b) Portugal
c) Alemanha
d) Holanda
e) França
06. Este país europeu, berço do capitalismo e da Revolução Industrial, manteve sua hegemonia econômica até o início do século XX. Identifique-o.
a) Alemanha.
b) Reino Unido.
c) França.
d) Itália.
e) Suíça.
07. Península da Europa, ao sul da Espanha, situada na entrada do Mar Mediterrâneo. Possui 5,8 quilômetros quadrados e 28 mil habitantes. Trata-se de área de litígio entre Espanha e Inglaterra, que negociam a soberania sobre o local. O texto se refere a:
a) Andorra
b) Gibraltar
c) Luxemburgo
d) Itália
e) Grécia
08. Vegetação que aparece nas altas latitudes com curtos verões, na Europa:
a) estepes.
b) coníferas.
c) tundra.
d) savanas.
e) sahel.
09. É o mais importante rio europeu devido ao intenso transporte de matérias-primas e produtos industrializados; Em sua foz esta situado o maior porto europeu, Roterdã (Holanda). Estamos nos referindo ao rio:
a) Tâmisa.
b) Reno.
c) Sena.
d) Danúbio.
e) Tejo.
10. O litoral Europeu, apresenta-se muito recortado e com inúmeras penínsulas. Assinale a que não pertence a Europa.
a) Jutlândia.
b) Ibérica.
c) Itálica.
d) Escandinava.
e) Málaca
12. Os dois países europeus assinalados no mapa possuem características físicas bem diferenciadas; um destaca-se pela presença de fiordes no litoral e o outro é considerado o país dos lagos, com aproximadamente 40.000, de origem glacial.
Esses dois países são, respectivamente,
a) Noruega e Suíça.
b) Suécia e Holanda.
c) Finlândia e Holanda.
d) Suíça e Finlândia.
e) Noruega e Finlândia.
13. País situado no noroeste da Europa faz parte de um arquipélago no Oceano Atlântico. O que chama a atenção sobre esse país é o antagonismo religioso que o transformou numa das áreas de permanente tensão na Europa Ocidental.
A informação acima refere-se à/ao
a) Escócia.
b) República da Irlanda.
c) Inglaterra.
d) Irlanda do Norte.
e) País de Gales
07. São verdadeiras as afirmações sobre o atual momento político europeu, EXCETO:
a) a ex-Iuguslávia enfrenta um sério conflito em razão de sua desintegração política.
b) no Reino Unido, as ações dos separatistas irlandeses têm provocado vários ataques terroristas.
c) na Itália, as disparidades regionais entre o Norte e o Sul do país tem motivado o aparecimento de movimentos separatistas.
d) a antiga Tchecoslováquia foi desmembrada, pacificamente, em dois estados independentes.
e) na Espanha, a questão Basca foi resolvida com a criação de um estado nacional basco no noroeste do país.
RESP E
08. Considere as seguintes afirmações:
I - A Iugoslávia, depois de sangrentas guerras civis, proclamou a independência das repúblicas federadas, dando origem a novos estados.
II - Na Tchecoeslováquia, a situação foi modificada pacificamente, respeitando a vontade popular.
III - Na ex-URSS, as repúblicas muçulmanas da Geórgia, Armênia e Azerbaijão lutaram e conseguiram formar um estado independente.
a) se todas as afirmações estão corretas.
b) se todas as afirmações estão incorretas.
c) se apenas a afirmação I está correta.
d) se apenas as afirmações I e II estão corretas.
e) se apenas as afirmações II e III estão corretas.
09. Os recentes acontecimentos no Leste europeu mostram o ressurgimento, do ponto de vista macroscópico, de um fenômeno conhecido como IRREDENTISMO, ou seja: a demanda, por parte de minorias lingüísticas, étnicas e religiosas, por uma autonomia, parcial ou absoluta, nos âmbitos político, econômico e cultural, em relação aos Estados dos quais fazem parte, bem como pela união com seus congêneres. A respeito de alguns Estados do Leste europeu, que, em razão desses acontecimentos, aparecem continuamente na mídia, julgue os itens seguintes.
(1) A Iugoslávia, Estado criado após a I Guerra Mundial, com diferentes grupos étnicos e culturais, desintegrou-se na década de 90, formando os Estados da Eslovênia, Croácia, Bósnia, Sérvia-Montenegro (ou Iugoslávia) e Macedônia.
(2) A fragmentação da antiga Tcheco-Eslováquia não se concluiu com a criação de duas repúblicas, a Tcheca e a Eslovaca. Uma minoria persa, situada no Sul da Eslováquia, ainda demanda autonomia e busca aproximação com o Iraque.
(3) A Albânia, Estado que vive em clima de grande tensão popular devido à derrocada de sua economia, é composta por dois grupos étnicos que já se confrontaram no passado: uma maioria albanesa, em sua maior parte islâmica, e uma minoria grega, católica ortodoxa, que mantém laços culturais e religiosos com a Grécia.
(4) Na Moldova (antiga Moldavía), a maioria da população é de origem árabe, o que faz com que esse Estado, situado entre a Romênia e a Ucrânia, seja um reduto do mundo islâmico na Europa.
10. Sobre o Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, é correto afirmar:
a) As abundantes reservas carboníferas do Reino Unido, via bacia de Londres, permitiram um grande desenvolvimento industrial a partir da segunda metade do século XX.
b) Na ilha da Irlanda situa-se a Irlanda do Sul ou Eire e a Irlanda do Norte ou Ulster, que se separou do Reino Unido em 1922.
c) As ilhas Britânicas constituem um arquipélago situado a Noroeste da Europa, sendo que a maior delas é a Ilha da Irlanda situada a leste da ilha da Grã-Bretanha.
d) O Reino Unido representa o Estado constituído pela Irlanda do Norte ou Ulster, País de Gales, Escócia e Inglaterra.
e) O Império Colonial de que dispõe o Reino Unido é representado na Ásia pelas colônias de Hong-Kong e Macau.
01. A Comunidade Econômica Européia responde por um mercado de 346 milhões de habitantes com uma renda per capita de quase US$12.000. Responde ainda por 38% do comércio mundial. Embora com tão expressivos números, um dos principais problemas enfrentados pela Comunidade é
a) o ressurgimento de políticas neocolonialistas entre alguns de seus membros (como a Inglaterra e a França), que procuram novos espaços sobretudo na África.
b) a elevada soma de investimentos em equipamentos militares por parte de alguns países (como a França e a Itália) que inibem avanços em tecnologia de ponta.
c) a volta de antigas questões de fronteiras que foram abandonadas no pós-Guerra e que criam problemas diplomáticos (envolvendo Bélgica-Holanda e Dinamarca-Alemanha).
d) o grande hiato econômico que ainda existe entre seus membros ricos (como a Alemanha) e os membros pobres (como Grécia, Espanha e Portugal).
e) a não aceitação do Tratado de Maastricht por países que, embora pertencentes à Comunidade, não querem abdicar de sua identidade nacional (como a Bélgica e a Espanha).
02. A Unificação Européia é o processo mais adiantado de formação e consolidação de um megabloco econômico regional. Diante disso, é correto afirmar que esse megabloco:
a) é dificultado pela questão militar, uma vez que a ameaça da Alemanha reunificada, com seu poderio bélico, gera intranqüilidade.
b) apresenta grandes avanços na política agrícola dos estados-membros, da mesma forma que na consolidação de uma moeda comum.
c) revela um caráter expansivo, nas duas últimas décadas, hoje formando a Europa dos Quinze, com a inclusão da Áustria, Suécia e Noruega.
d) enfrenta problemas para a padronização de uma política ambiental européia, em virtude da fraca consciência ecológica dos países do continente.
e) alcança um nível de integração cultural único no planeta, formando uma comunidade supranacional livre de todos os nacionalismos.

 

EXERCÍCIOS DE EUROPA

01. É um pequeno país alpino no topo dos Pirineus, entre França e Espanha. A agricultura e o turismo são as atividades mais importantes. Os principais cultivos são de tabaco e batatas e a atividade pecuária concentra-se na criação de ovinos e bovinos. O fornecimento de hidreletricidade a regiões vizinhas, bem como a venda de selos e artigos isentos de impostos, é importante fonte de renda. Identifique o país de que se fala.
a) Estado do Vaticano
b) Andorra
c) Escócia
d) Áustria
e) Bulgária
02. Diferencia-se dos demais países nórdicos da Europa por possuir os climas menos rigorosos, por apresentar as melhores condições naturais para a agricultura e também por possuir um relevo predominantemente plano e baixo. Esse país é:
a) Suécia.
b) Finlândia.
c) Noruega.
a) Islândia.
e) Dinamarca.
03. Separada do restante da Europa pelos Pirineus, a agricultura é a base de sua economia, embora um de seus países tenha importante setor industrial. É a península:
a) ltálica.
b) Balcânica.
c) Escandinava.
d) Arábica.
e) Ibérica.
04. País peninsular da Europa. Velha potência colonial que não conseguiu uma atividade industrial de destaque ao longo de sua história. Atualmente enfrenta problemas de decréscimo demográfico e carência de fontes de energia. Suas atividades econômicas são predominantemente rurais com destaque da produção vinícola, tendo na pesca e no turismo duas outras grandes fontes de renda. Trata-se de:
a) Itália
b) Portugal
c) Iugoslávia
c) França
e) Turquia
05. Este país liderou a criação da Comunidade Econômica Européia, é muito rico em recursos naturais e, devido à sua posição geográfica, possui características continentais e oceânicas. Identifique-o.
a) Espanha
b) Portugal
c) Alemanha
d) Holanda
e) França
06. Este país europeu, berço do capitalismo e da Revolução Industrial, manteve sua hegemonia econômica até o início do século XX. Identifique-o.
a) Alemanha.
b) Reino Unido.
c) França.
d) Itália.
e) Suíça.
07. Península da Europa, ao sul da Espanha, situada na entrada do Mar Mediterrâneo. Possui 5,8 quilômetros quadrados e 28 mil habitantes. Trata-se de área de litígio entre Espanha e Inglaterra, que negociam a soberania sobre o local. O texto se refere a:
a) Andorra
b) Gibraltar
c) Luxemburgo
d) Itália
e) Grécia
08. Vegetação que aparece nas altas latitudes com curtos verões, na Europa:
a) estepes.
b) coníferas.
c) tundra.
d) savanas.
e) sahel.
09. É o mais importante rio europeu devido ao intenso transporte de matérias-primas e produtos industrializados; Em sua foz esta situado o maior porto europeu, Roterdã (Holanda). Estamos nos referindo ao rio:
a) Tâmisa.
b) Reno.
c) Sena.
d) Danúbio.
e) Tejo.
10. O litoral Europeu, apresenta-se muito recortado e com inúmeras penínsulas. Assinale a que não pertence a Europa.
a) Jutlândia.
b) Ibérica.
c) Itálica.
d) Escandinava.
e) Málaca
12. Os dois países europeus assinalados no mapa possuem características físicas bem diferenciadas; um destaca-se pela presença de fiordes no litoral e o outro é considerado o país dos lagos, com aproximadamente 40.000, de origem glacial.
Esses dois países são, respectivamente,
a) Noruega e Suíça.
b) Suécia e Holanda.
c) Finlândia e Holanda.
d) Suíça e Finlândia.
e) Noruega e Finlândia.
13. País situado no noroeste da Europa faz parte de um arquipélago no Oceano Atlântico. O que chama a atenção sobre esse país é o antagonismo religioso que o transformou numa das áreas de permanente tensão na Europa Ocidental.
A informação acima refere-se à/ao
a) Escócia.
b) República da Irlanda.
c) Inglaterra.
d) Irlanda do Norte.
e) País de Gales
07. São verdadeiras as afirmações sobre o atual momento político europeu, EXCETO:
a) a ex-Iuguslávia enfrenta um sério conflito em razão de sua desintegração política.
b) no Reino Unido, as ações dos separatistas irlandeses têm provocado vários ataques terroristas.
c) na Itália, as disparidades regionais entre o Norte e o Sul do país tem motivado o aparecimento de movimentos separatistas.
d) a antiga Tchecoslováquia foi desmembrada, pacificamente, em dois estados independentes.
e) na Espanha, a questão Basca foi resolvida com a criação de um estado nacional basco no noroeste do país.
RESP E
08. Considere as seguintes afirmações:
I - A Iugoslávia, depois de sangrentas guerras civis, proclamou a independência das repúblicas federadas, dando origem a novos estados.
II - Na Tchecoeslováquia, a situação foi modificada pacificamente, respeitando a vontade popular.
III - Na ex-URSS, as repúblicas muçulmanas da Geórgia, Armênia e Azerbaijão lutaram e conseguiram formar um estado independente.
a) se todas as afirmações estão corretas.
b) se todas as afirmações estão incorretas.
c) se apenas a afirmação I está correta.
d) se apenas as afirmações I e II estão corretas.
e) se apenas as afirmações II e III estão corretas.
09. Os recentes acontecimentos no Leste europeu mostram o ressurgimento, do ponto de vista macroscópico, de um fenômeno conhecido como IRREDENTISMO, ou seja: a demanda, por parte de minorias lingüísticas, étnicas e religiosas, por uma autonomia, parcial ou absoluta, nos âmbitos político, econômico e cultural, em relação aos Estados dos quais fazem parte, bem como pela união com seus congêneres. A respeito de alguns Estados do Leste europeu, que, em razão desses acontecimentos, aparecem continuamente na mídia, julgue os itens seguintes.
(1) A Iugoslávia, Estado criado após a I Guerra Mundial, com diferentes grupos étnicos e culturais, desintegrou-se na década de 90, formando os Estados da Eslovênia, Croácia, Bósnia, Sérvia-Montenegro (ou Iugoslávia) e Macedônia.
(2) A fragmentação da antiga Tcheco-Eslováquia não se concluiu com a criação de duas repúblicas, a Tcheca e a Eslovaca. Uma minoria persa, situada no Sul da Eslováquia, ainda demanda autonomia e busca aproximação com o Iraque.
(3) A Albânia, Estado que vive em clima de grande tensão popular devido à derrocada de sua economia, é composta por dois grupos étnicos que já se confrontaram no passado: uma maioria albanesa, em sua maior parte islâmica, e uma minoria grega, católica ortodoxa, que mantém laços culturais e religiosos com a Grécia.
(4) Na Moldova (antiga Moldavía), a maioria da população é de origem árabe, o que faz com que esse Estado, situado entre a Romênia e a Ucrânia, seja um reduto do mundo islâmico na Europa.
10. Sobre o Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, é correto afirmar:
a) As abundantes reservas carboníferas do Reino Unido, via bacia de Londres, permitiram um grande desenvolvimento industrial a partir da segunda metade do século XX.
b) Na ilha da Irlanda situa-se a Irlanda do Sul ou Eire e a Irlanda do Norte ou Ulster, que se separou do Reino Unido em 1922.
c) As ilhas Britânicas constituem um arquipélago situado a Noroeste da Europa, sendo que a maior delas é a Ilha da Irlanda situada a leste da ilha da Grã-Bretanha.
d) O Reino Unido representa o Estado constituído pela Irlanda do Norte ou Ulster, País de Gales, Escócia e Inglaterra.
e) O Império Colonial de que dispõe o Reino Unido é representado na Ásia pelas colônias de Hong-Kong e Macau.
01. A Comunidade Econômica Européia responde por um mercado de 346 milhões de habitantes com uma renda per capita de quase US$12.000. Responde ainda por 38% do comércio mundial. Embora com tão expressivos números, um dos principais problemas enfrentados pela Comunidade é
a) o ressurgimento de políticas neocolonialistas entre alguns de seus membros (como a Inglaterra e a França), que procuram novos espaços sobretudo na África.
b) a elevada soma de investimentos em equipamentos militares por parte de alguns países (como a França e a Itália) que inibem avanços em tecnologia de ponta.
c) a volta de antigas questões de fronteiras que foram abandonadas no pós-Guerra e que criam problemas diplomáticos (envolvendo Bélgica-Holanda e Dinamarca-Alemanha).
d) o grande hiato econômico que ainda existe entre seus membros ricos (como a Alemanha) e os membros pobres (como Grécia, Espanha e Portugal).
e) a não aceitação do Tratado de Maastricht por países que, embora pertencentes à Comunidade, não querem abdicar de sua identidade nacional (como a Bélgica e a Espanha).
02. A Unificação Européia é o processo mais adiantado de formação e consolidação de um megabloco econômico regional. Diante disso, é correto afirmar que esse megabloco:
a) é dificultado pela questão militar, uma vez que a ameaça da Alemanha reunificada, com seu poderio bélico, gera intranqüilidade.
b) apresenta grandes avanços na política agrícola dos estados-membros, da mesma forma que na consolidação de uma moeda comum.
c) revela um caráter expansivo, nas duas últimas décadas, hoje formando a Europa dos Quinze, com a inclusão da Áustria, Suécia e Noruega.
d) enfrenta problemas para a padronização de uma política ambiental européia, em virtude da fraca consciência ecológica dos países do continente.
e) alcança um nível de integração cultural único no planeta, formando uma comunidade supranacional livre de todos os nacionalismos.


RESPONDAM E GARANTAM SEUS PONTOS!!
BJIM FLAVIANE!!
 

13 comentários:

  1. 1-b
    2-d
    3-e
    4-c
    5-b
    7-c
    8-a
    9-b
    10-a,e
    12-e
    Muita coisa...henrique 9°1

    ResponderExcluir
  2. OK VC SE SAIU BEM !
    VC QUE TA CO PREGUIÇA TÁ
    BJIM FLAVIANE

    ResponderExcluir
  3. olá flaviane! gostaria de receber o gabarito para poder estudar para minha prova. obrigada

    ResponderExcluir
  4. Olá Flaviane tudo bem? gostaria de receber o gabarito para eu estudar para a prova. você pode postar aqui no blog? desde já agradeço.
    Grata,
    Fernanda .

    ResponderExcluir
  5. Posso saber a resposta da 2 é Dinamarca ou Islandia a n 2) diferencia-se dos demais paises nordicos......

    ResponderExcluir