terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

CURIOSIDADES GEOGRÁFICAS
VOCÊ SABIA?
- Que "erosão fluvial" é o nome dado ao processo de desgaste da rocha (ou solo), produzido pelas águas dos rios e das torrentes, quando escavam o leito por onde correm?
- Que o relevo continental, com altitudes acima do nível do mar (com exceção das depressões absolutas), é chamado "relevo hipsométrico" e que o relevo submarino é denominado "relevo batimétrico" ?
- Que "topografia", é como é chamada a técnica utilizada para analisar o relevo do solo (elevações, curvas, depressões), e que representa essas diferenças através de curvas de nível ?
- Que o solo favorável a cultura do café, formado da decomposição do basalto, e que ocorre principalmente nos estados de São Paulo e Paraná, é denominado "terra roxa" ?
- Que SIG (em português) é a sigla para "Sistemas de Informações Geográficas", e que estas funcionam como um conjunto de facilidades e instrumentos computacionais para arquivo, recuperação, transformação e apresentação de dados espaciais, para atingir a análise de um determinado processo ?
- Que o vulcão mais alto do mundo fica no Chile, chama-se "Guallatiri", e conta com 6.060 metros de atitude ?
- Que um rio pode surgir de uma fonte, de um lago ou do derretimento de geleiras, sendo chamado de "nascente" ou "cabeceira", o lugar onde ele nasce e de "foz", o lugar onde ele lança suas águas ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário