segunda-feira, 19 de abril de 2010

O FIM DA IUGUSLÁVIA...

IUGUSLÁVIA..
O fim da Iugoslávia e a nova República Sérvia e Montenegro
ROBERTO CANDELORI / especial
para a Folha de S. Paulo / publicado em 21 de Agosto de 2003
É importante registrar, ainda que um pouco atrasado, que a Iugoslávia deixou de existir. Em seu lugar surgiu, em fevereiro, a República Sérvia e Montenegro, cuja capital é Belgrado. Um acordo estabeleceu que o novo país terá uma administração conjunta nas áreas de defesa, política exterior, relações econômicas internacionais e direitos humanos. Nos demais setores, Sérvia e Montenegro terão políticas separadas.

A extinta Iugoslávia era formada por seis repúblicas (Eslovênia, Croácia, Bósnia-Herzegóvina, Sérvia, Montenegro e Macedônia) e duas regiões autônomas (Kosovo e Voivodina). Surgiu na Península Balcânica, em 1929, em substituição ao Reino dos Sérvios, Croatas e Eslovenos. Depois da Segunda Guerra Mundial, sob o comando do croata Marechal Josip Broz Tito, a Iugoslávia tornou-se uma república socialista.

Com a morte de Tito em 1980, a relação entre as repúblicas se deteriorou, reacendendo as disputas entre as nacionalidades. Seduzidas pelos acontecimentos que levaram à desintegração da União Soviética e à queda do Muro de Berlim no final dos anos 80, as repúblicas – principalmente Eslovênia e Croácia – passaram a reivindicar independência.

A desintegração começou pela a Eslovênia, que declarou independência em 1991. Em seguida, foi a vez da Croácia. Quando a Bósnia-Herzegóvina, de maioria muçulmana, anunciou sua emancipação, os sérvios e croatas que ali viviam protestaram. Teve início a Guerra da Bósnia (1992-1995), que terminou somente com a intervenção da Otan e a assinatura do Acordo de Dayton.

Apesar do empenho da comunidade internacional, o novo país surge sem resolver a questão da província de Kosovo. Assim, sérvios – cristãos ortodoxos – e kosovares – muçulmanos – continuam dependendo da coalizão internacional, sob a coordenação das Nações Unidas, para manter a paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário